Planear a gravidez

Está a pensar em planear a sua gravidez?

Já ouviu falar em Pré – Concepção cujo significado é: “Ideia que se forma antecipadamente” ?

Quando uma família pensa em engravidar este caminho pode ser planeado alguns meses antes do teste positivo de gravidez.

Muitas vezes pensamos que os cuidados com a gravidez só devem ter lugar durante o tempo de gestação. No entanto, meses antes de engravidar, é importante que ponha em prática uma série de ações e cuidados, para assegurar uma gravidez saudável e bem-sucedida.

O planeamento da gravidez é importante e recomendado para o sucesso, tanto da própria concepção, quanto da gestação.

Recomendações para uma pré-concepção consciente:

  • Análise dos ciclos menstruais – Conhecer os ciclos menstruais da mulher, é o primeiro passo antes de pensar na gravidez. O registo dos ciclos menstruais é útil para conhecer os seus dias férteis e mais tarde, quando receberem o tão desejado teste positivo esta informação será muito útil para aferir a data estimada da concepção.
  • Consulta pré-concepcional – A avaliação do estado de saúde físico e mental da futura mãe é muito importante, deverá ser agendada uma consulta com profissional de saúde habitual e pode também recorrer a uma doula de pré-concepção que pode complementar o apoio médico. O ideal é que a consulta seja efetuada em tempo oportuno para que possam ser fornecidos ao casal as orientações necessárias a uma pré-concepção consciente, conjunta e partilhada.
  • Alimentação saudável – Contribui para a melhoria da fertilidade do casal, tal como oferece os nutrientes que a mãe necessita em quantidades suficientes para ela e para o bebé. A ingestão de vitaminas tais como, o Ácido Fólico, Vitaminha D e Vitamina B12 são recomendadas nesta fase e terão influencia direta na formação do sistema nervoso do bebé. Para além destas, o Zinco vai atuar no sistema imunológico e o cálcio, na divisão celular.
  • Exercício Físico – O exercício físico faz parte de uma rotina de vida saudável e continuar manter a sua prática regular é benéfico para si e para o futuro bebé, salvo raras exceções que deverão ser avaliadas com o profissional de saúde que vos acompanharão. Saiba mais sobre os benefícios do exercício físico na gravidez : https://maternalvita.pt/exercicio-gravidez-beneficios/

Preparar a chegada de uma nova vida é um caminho de autoconhecimento, consciência e despertar físico e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *