apoio gravidez

Doula in Pregnancy and Postpartum

Quando a gravidez chega, surgem dúvidas sobre o acompanhamento durante esta nova fase.

A gravidez deve ser vigiada por uma equipa multidisciplinar que possa acompanhar a saúde física, mental e emocional da mãe e bebé.

Que profissionais fazem o acompanhamento durante a gravidez?

O acompanhamento com um profissional de saúde especializado em saúde materna e obstétrica, é fundamental para uma gravidez saudável. Aconselha-se que a primeira consulta aconteça até às 8 semanas e de preferências antes das 12 semanas.

Após a avaliação inicial do estado de saúde da mãe e do bebé, o profissional de saúde decidirá se é necessário aumentar a frequência das consultas. Nestas consultas são efetuados exames físicos e ginecológicos e prescritos os exames complementares, tais como análises, ecografias e/ou outros que sejam necessários.

Sabia que também existem outros profissionais que podem apoiar e complementar o cuidado médico tradicional? E que poderão dedicar-lhe uma atenção única e especializada nas áreas de intervenção que para si sejam prioritárias.

Quem são eles? E como a podem ajudar?

  • Doulas – O acompanhamento da doula tem benefícios comprovados e que vão muito para além da comunicação e disponibilização de informação baseada em provas científicas, constitui um apoio emocional, individualizado e orientado para cada família.
  • Nutricionistas – contribuem para o bem-estar da saúde da mãe e do bebé e pode incidir em diferentes aspetos da área da nutrição e alimentação.
  • Osteopatas – podem ajudar no alívio dos desconfortos normais que surgem nesta fase, causados pelas alterações posturais, hormonais, e pela carga da gravidez.
  • Terapeutas de Massagem – reduzem significativamente o stress físico e a fadiga associados à gravidez, aliviando a ansiedade natural durante este tempo
  • Others

Inúmeros estudos científicos, validam os benefícios de um acompanhamento multidisciplinar, flexível e adaptado às necessidades de cada família.

Saiba mais sobre o acompanhamento e benefícios da doula:


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *